História da Veneza

Com a visão de crescimento no seguimento de material de construção na cidade de Vitória de Santo Antão, o empresário José Belarmino Dutra do Nascimento adquiriu em 1993 a loja de material de construção que se chamava Construcenter, localizada na Rua Ambrósio Machado no centro da cidade, contando com apenas três funcionários e sem nenhuma expressão.

Um dos filhos, Valdênio Dutra da Silva Nascimento (juntamente com o pai) aceitou o desafio de aos poucos desenvolver o negócio e em pouco mais de 02 anos foi mudado o nome de Construcenter para Armazém Veneza.

Devido ao crescimento do Armazém Veneza, em 1996 foi inaugurada mais uma loja, a Veneza Construção, situada à Avenida 15 de Novembro, onde funcionou até 2004, quando teve a sua transferência para a Rua Melo Verçosa, também no centro da cidade.

No ano de 2003, seu outro filho, Valter Lins de Queiroz Dutra, incorporou-se também ao grupo somando esforços para o crescimento da empresa.

Ainda em 2004 foi implementado o sistema de auto-serviço em material de construção no Armazém Veneza, uma revolução, por não haver nada igual na região, dando um salto importante em relação aos concorrentes. Em 2007 foi também implantado o modelo na sua segunda loja, a Veneza Construção.

Devido ao grande sucesso das lojas de material de construção, com crescimento de 10% a 15% ao ano, verificou-se a necessidade de se investir em sua logística, para um melhor sistema de armazenamento e distribuição de seus produtos.

Em abril de 2007 iniciou-se a construção de um CD (Centro de Distribuição), sediado à Rua Pedro Queiroz Pedroso, contando com uma estrutura física de 6.500 m² com projeção para final de 2010. Também funcionando no mesmo local o Centro Administrativo que contempla os setores Financeiro, Compras, Marketing e RH, que, em conjunto com a Logística, trabalham de forma integrada, num constante processo de melhoria e organização.

Em 2008 foi decidido pelo presidente da empresa e seus dois diretores a profissionalização e acompanhamento de todas as empresas em um único setor, centralizando as decisões no Armazém Veneza. Em setembro de 2009 foi criada a unificação da marca, criando a ideia de união, sendo chamada de: Veneza Material de Construção (loja 01), Veneza Material de Construção (loja 02).

No ano de 2011 a Diretoria do grupo Veneza percebeu a necessidade expansão regional, já que houve um aumento substancial da demanda de clientes das cidades circunvizinhas. Dessa maneira foi aberta a primeira loja fora da cidade da Vitória de Santo Antão, a loja de Cerâmicas e Porcelanatos da cidade de Gravatá, Agreste.

Em 2013 mais uma grande conquista, dessa vez com a abertura da nossa maior loja na cidade da Vitória de Santo Antão. A loja que fica situada na Avenida Henrique de Holanda, antiga BR 232, colocou a Veneza entre as principais lojas de materiais de construções do Estado.

Já em 2015 a história da Veneza tem dois pontos marcantes. O primeiro foi a reinauguração da loja 01 no centro da Vitória de Santo Antão, com uma ampliação no espaço, oferecendo uma comodidade maior aos clientes. Já o segundo foi mais um avanço de expansão da Veneza dentro da região, com a instalação da Loja de Cerâmicas e Porcelanatos na cidade de Limoeiro, Zona da Mata Norte.

O primeiro semestre de 2016 contou com inaugurações de mais duas loja fora da cidade da Vitória de Santo Antão. Foram elas a Loja de Cerâmicas de Porcelanatos instalada na cidade de Escada, Zona da Mata Sul e também a Loja de Cerâmicas de Porcelanatos instalada na cidade de Bezerros, Agreste Central, dessa maneira ampliando ainda mais o alcance da Veneza dentro do Estado de Pernambuco.

Ainda em 2016 foram abertas duas lojas na cidade de Caruaru, Agreste pernambucano. Uma especializada em Cerâmica e Porcelanato se tornando a 6ª no Estado e a primeira exclusiva para Tintas e Acessórios, sendo a grande novidade para o grupo. Instaladas em um local estratégico no bairro de São Francisco, contando com amplo espaço e conforto para os clientes.